terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sobre o 3° Encontro do Ciclo de Debates





Aconteceu no dia 20/11/2008 na Sede da Unipampa- Bagé o 3º Encontro do Ciclo de Debates em Estudos da Linguagem. Este teve início com uma palestra ministrada pela Profª. Drª. Simone Silva Peres de Assumpção (Unipampa), que tratou do tema "Aquisição da linguagem: diferenças entre crianças e adultos", e na seqüencia tivemos a participação da Prof.ª Ms Cristiane Lazzarotto Volcão (Unipampa), como debatedora.
A Profa. Simone explicou que aquisição da linguagem é a área que estuda sobre e como a criança aprende uma língua. Apontou que uma das principais polêmicas nesse processo de aquisição se dá pela dicotomia: NATURE X NURTURE, que envolve o debate sobre o que seria natural e o que dependeria do ambiente. Após uma exposição sobre as principais teorias de aquisição da linguagem (de Skinner, Chomsky, Piaget e Vygotsky), a Profa. Simone levantou a seguinte questão: "é possível para um adulto aprender bem a língua estrangeira?" Esperamos que os comentários dos participantes do "Ciclo" e deste blog retomem e re-debatam esta e outras questões levantadas.


Questionamentos Críticos selecionados dos Participantes do Ciclo de Debates:


Autoria de Ivete Gonçalves Ferreira- Aluna Letras Português/ Espanhol (Unipampa)

"Sobre o 3º encontro, o que mais me chamou a atenção foi a reflexão da professora Simone e também da professora Cristiane de que muitas escolas infantis oferecem língua estrangeira e muitas vezes os pais realmente confiam na escola e não verificam se quem está trabalhando com seus filhos tem habilitação e também competência para isso.Realmente, se um profissional não conhece a fonologia e toda a complexidade de uma língua estrangeira, como poderá querer ensinar alguém. Eu como estudante não havia ainda me questionado a esse respeito e como mãe também não!!O que ocorre na cidade de Bagé é algo muito questionável, porque algumas escolas de idomas colocam pessoas para trabalhar como instrutores que até podem saber falar e escrever fluentemente, mas talvez não saibam explicar certas coisas da língua, é como se qualquer brasileiro, com ou sem instrução, fosse dar aulas de português, por exemplo no Uruguai. Ele até pode falar e escrever fluentemente o português, mas e os fenômenos da língua, como poderá explicar???"

Autoria de Rosa Rodrigues- Aluna Letras Português/ Espanhol (Unipampa)

"Apesar de termos mais vantagens para aprender uma L2 como a motivação e o fato de já conhecermos uma língua, a materna, vejo que o desprendimento das crianças nos faz grande falta, nós muitas vezes deixamos de praticar o que estamos aprendendo pela preocupação que temos em relação com o que as outras pessoas vão pensar e também pelo próprio medo de errar e ser corrigido. O medo de ser julgado faz com que fiquemos travados, o que acaba bloqueando nosso aprendizado. Normalmente nos adultos quando estamos em público falamos muito sobre determinado assunto quando efetivamente o dominamos, porém só vamos dominar uma outra língua se a praticarmos e é essa consciência que devemos ter em mente e mais do que isso, é o que devemos praticar".





3 comentários:

O Lingüísta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josiane Quintana disse...

Achei interessantíssima a palestra. o que mais me instigou, foi compreender o motivo pelo qual as crianças até 6 anos têm maior facilidade em aprender uma LE do que os adultos. E foi revoltante saber que não há material didático adequado para aprendizagem para esta faixa etária.

Dilmar disse...

Confesso que a palestra da professora Simone me fez pensar sobre dois assuntos por ela tratado. Primeiro sobre a dificuldade que as pessoas de mais idade têm em adquirir uma língua estrangeiras.Isto serviu de um incentivo maior para continuar na aprendizagem da espanhol, diante da dificuldade é que devemos nos mostrar fortes.
A segunda é sobre o entendimento estar acima da pronuncia correta da língua estrangeira, ode até ser verdadeira esta afirmação, mas penso que procurar uma pronuncia correta deve ser meta do aprendiz da uma nova língua.