terça-feira, 30 de setembro de 2008

Lula sanciona reforma ortográfica

Novas regras passam a valer a partir de 2009.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (29) o decreto que estabelece a reforma ortográfica. As mudanças na escrita começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2009. A solenidade ocorreu na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.

A reforma da ortografia pretende unificar o registro escrito nos oito países que falam português - Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

De 2009 até 31 de dezembro de 2012, ou seja, durante quatro anos, o país terá um período de transição, no qual ficam valendo tanto a ortografia atual quanto as novas regras. Assim, concursos e vestibulares deverão aceitar as duas formas de escrita – a atual e a nova.

Nos livros escolares, a incorporação das mudanças será obrigatória a partir de 2010. Em 2009, podem circular livros tanto na atual quanto na nova ortografia.


Clique no título e veja reportagem completa.

Matéria retirada do site: g1.globo.com de 29/09/2008
Sugerido pela Profª. Clara Dornelles


7 comentários:

Unknown disse...

Ola..

A internet como veículo de aprendizagem é realmente um grande mistério, pois ainda se questiona a real valia deste instrumento, afinal algumas questões ainda estão para serem respondidas: a internet facilita o aprendizado ou apenas acomoda os alunos de estudarem em livros?
Mas no meio de tanta dispersão é bom encontrar um blog como este que ajuda o estudante sedento de informações úteis ao seu aprendizado.
Parabéns a iniciativa. O blog está muito interessante.

O Lingüísta disse...

Sinceramente, não gostei muito da ideía de terem tirado o trema das palavras.Acredito que isso dificultará muito no aprendizado de estrangeiros que se interessam pela língua portuguesa.Como iremos explicar á eles que "Queijo" e "Consequencia", não têm a mesma pronúncia???

Kalina Lima

Rodrigo_Guitars disse...

Eu acho que isso vai dificultar muito não só na vida dos estrangeiros como comentou a Kalina, mas também na nossa vida. Imagina só, vamos ter que aprender a escrever de novo!

Professora Clara Dornelles disse...

Aproveitando o ensejo da conversa sobre o acordo, para vocês considerarem a posição de um lingüista já citado no blog (Faraco):
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2430http://www.parabolaeditorial.com.br/novoacordo2.pdf

O que vocês acham dos argumentos de Faraco???

Professora Clara Dornelles disse...

Mandando mais uma vez os links, separadamente:

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2430

Professora Clara Dornelles disse...

O outro:

http://www.parabolaeditorial.com.br/novoacordo2.pdf

O Lingüísta disse...

Concordo em partes com Faraco, continuo pensando que será bastante delicado trabalharmos as pronúncias de certas palavras e voltar a aprender a escrever como comentou o Rodrigo.Entretanto vejo esta reforma como um passo para a independência do País, ao unificarem nossa língua.O fato é que a língua não para nunca, está sempre em evolução, e não devemos deixá-la parar num certo ponto, devemos nos adaptar a mudanças.E sobre a questão de gastos para refazer livros didáticos que Faraco comenta, que as pessoas avessas á reforma ortográfica reclamam, penso que em um país com mais de 60 milhões de habitantes de analfabetos plenos e funcionais que prestigiam apenas dois livros por ano,o que deve ser preocupante é a falta de um incentivo maior á leitura ao invés de gastos que o governo terá para refazer os livros didáticos.

Kalina Lima