Aconteceu no dia 04/12/2008 o 4º Encontro do Ciclo de Debates em estudos da linguagem. O tema da palestra foi "Alfabetização e letramento: Uma leitura pela história da educação". O palestrante convidado foi o prof. MSc. Alessandro Bica (Unipampa) e a debatedora prof. MSc Aline Bagetti (Unipampa).
Foram discutidas questões referentes a relação entre os estudos da linguagem e o ensino e, sobretudo, a distinção entre alfabetização e letramento, termos estes que muitas vezes são tratados como sinônimos.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
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3 comentários:
Se faz necessário para o educador saber a história da escrita e como esta vêem se desenvolvendo ao longo dos tempos, a questão de alfabetização e letramento ainda esta sendo difundida pelos professores que confundem muitas vezes uma com a outra, mas sabemos que elas são diferentes para que o indivíduo possa ser consideraddo letrado ele deve dominar a leitura e a escrita e ser capaz de interpretar e alfabetização basta o conhecimento dos símbolos da língua.
No momento em nossas escolas os alunos dominam a base alfabética, mas apresentam sérios problemas de ortografia e interpretação. Para os órgãos governamentais, ser alfabetizado significa, poder assinar o nome e reconhecer as letras do alfabeto, mas este saber não é suficiente para adquirir e manter um melhor emprego como também na sociedade em seu dia-a-dia. Daí a diferenciação que vem sendo feita na última década, entre alfabetização e letramento. É função dos professores formarem sujeitos letrados no sentido pleno da palavra, não apenas sujeitos alfabetizados, sim, cidadãos críticos.
Existe uma grande diferença entre alfabetizar e letrar um aluno. Alfabetizar é ensinar a ler e escrever e letrar é fazer com que o aluno domine a leitura e atinja um amplo conhecimento para a vida através dos conhecimentos adquiridos de acordo com a própria interpretação.
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